Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Judiciário é alternativa da sociedade contra força bruta, diz Barroso

    Presidente do Supremo Tribunal Federal foi homenageado em cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo

    Manoela Carluccida CNN , São Paulo

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, classificou, nesta sexta-feira (7), o poder Judiciário do país como uma “alternativa da sociedade contra a força bruta”.

    “Nós, do Judiciário, somos a alternativa que a sociedade concedeu contra a força bruta. […] Somos instrumento do processo civilizatório”, disse durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo.

    Na ocasião, o magistrado foi homenageado pela Corte, recebendo o Colar do Mérito Judiciário.

    No discurso, Barroso defendeu a atuação do Supremo, apesar de citar que “nem sempre” agradam a todos.

    “Nós estamos sempre desagradando alguém, muitas vezes desagradamos setores poderosos da sociedade. […] Conviver com a crítica, às vezes justa, às vezes injusta, faz parte da vida que nós escolhemos”, afirmou.

    O magistrado pontuou que – no entender dele – o mundo vive um processo de “desencontro civilizatório” e que, por isso, se faz preciso criar “trincheiras do bem, da justiça e do amor ao próximo”.

    Também estiveram presentes na cerimônia, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e representantes do judiciário estadual.

    Tópicos