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    Janja diz que “não se surpreende com tom irônico” de Elon Musk após invasão a seu perfil no X

    Primeira-dama rebateu comentário de Elon Musk, que disse, na própria rede social, que "não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade"

    Felipe de Souzacolaboração para a CNN , São Paulo

    A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, afirmou que “não se surpreendeu com a ironia” de Elon Musk, dono da plataforma X (ex-Twitter), após ele responder ao comentário dela de que a empresa seria processada pela invasão do perfil dela, em 11 de dezembro.

    Foram publicadas várias mensagens ofensivas no perfil da primeira-dama, que só conseguiu recuperar a conta quase uma semana depois.

    Em nota publicada nesta quarta-feira (20), Janja reiteirou que vai responsabilizar o X pela demora para agir após a invasão notificada. O texto foi divulgado horas depois de Elon Musk ironizar a primeira-dama na mesma plataforma. “Não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade”, escreveu Musk.

    “É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos”, afirmou Janja.

    A esposa de Lula disse ainda que o objetivo principal da medida é pedir respeito às mulheres. “É necessário repetir […] que todos esses questionamentos, denúncias e falas sobre a invasão à minha conta não são só sobre mim ou por mim mas, sim, sobre todas as mulheres que diariamente sofrem ataques misóginos e criminosos na plataforma e recebem o mesmo descaso”, afirmou.

    Entenda

    Na noite do último dia 11, um adolescente de 17 anos invadiu a conta de Janja no X e fez publicações com ofensas, xingamentos e conteúdos pornográficos como se fossem da primeira-dama.

    Na manhã seguinte, a Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar o ataque. No mesmo dia, a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o X, cobrando a preservação de todos os registros e elementos digitais relativos à conta de Janja.

    No dia 13, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra o suspeito de 17 anos de invadir a conta. À polícia, ele disse ter agido sozinho e encontrado os dados da primeira-dama de forma “fortuita” na internet.

    Conforme o depoimento do jovem, ao qual a CNN teve acesso, os dados para acessar a conta de Janja – e-mail e senha – já estavam disponíveis há mais de cinco meses na rede.

    Ele afirmou que não planejou o ataque e que agiu sozinho, descartando a participação do músico João Vitor, que também foi alvo de busca e apreensão da PF em operação em Minas Gerais. O adolescente disse que é apenas fã de João Vitor.

    O adolescente declarou que abandonou a escola, que ajuda a mãe a cuidar de um irmão doente e que passa o dia todo em casa sem trabalhar.

    O hacker disse que acessou a conta de Janja no LinkedIn, mas não fez postagens, e também seu e-mail. Ele afirma que não baixou, nem analisou o conteúdo do e-mail da primeira-dama.

    Nesta terça-feira (19), durante o programa “Conversa com o Presidente”, Janja ainda disse que Elon Musk ficou “muito mais milionário” com o ataque.

    “A gente precisa não só da regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais, porque hoje não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, está tudo bem. Ele estão acima de tudo, acima do mercado”, afirmou.

    Leia a nota de Janja na íntegra:

    “Não me surpreende o tom irônico do Sr Elon Musk depois da minha fala sobre processar sua plataforma. Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias.

    Eu não disse que é responsabilidade do X “alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos.

    Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio. Meu nome foi rapidamente para os Trending Topics da plataforma, o que já deveria ser um alerta para a plataforma saber que algo atípico estaria acontecendo.

    É necessário repetir, e eu sempre vou bater nessa tecla, que todos esses questionamentos, denúncias e falas sobre a invasão à minha conta não são só sobre mim ou por mim mas, sim, sobre todas as mulheres que diariamente sofrem ataques misóginos e criminosos na plataforma e recebem o mesmo descaso. É sobre utilizar a minha visibilidade para trazer à tona a responsabilização das plataformas com relação aos crimes que acontecem dentro delas e à monetização dessas grandes empresas, que seguem lucrando e enriquecendo seus donos em cima do discurso de ódio às mulheres.

    É sintomático o Sr Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa. Sobre a senha do e-mail, é de responsabilidade da plataforma do e-mail, que também será notificada / responsabilizada, garantir que as contas e senhas sejam protegidas, visto que ninguém “adivinhou” a senha, esta estava em um vazamento de dados.

    Por mim e por todas as mulheres que são vítimas da misoginia e dos ataques de ódio nas redes sociais e fora delas, seguirei levantando questionamentos e lutando pela responsabilização das plataformas.”

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