Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Já esperava por isso, não é surpresa para mim, diz Lula sobre juros

    Copom elevou em um ponto percentual o juros na última quarta-feira (29), marcando a estreia de Gabriel Galípolo à frente da autoridade monetária

    Gabriela BoechatGabbriela VerasManoela Carluccida CNN , Brasília e São Paulo

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (30), que o aumento dos juros e da Selic não foi “surpresa”.

    “Já esperava por isso, não é surpresa para mim”, disse durante conversa com jornalistas no Planalto.

    Na última quarta-feira (29), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, elevar os juros em um ponto percentual, subindo a Selic ao patamar de 13,25% e marcando a estreia de Gabriel Galípolo na autoridade monetária.

    Lula voltou a reafirmar sua confiança no novo presidente do Banco Central que, de acordo com ele, é uma pessoa da “maior competência”.

    “O presidente do BC não pode dar um cavalo de pau num mar revolto de uma hora para outra. Já estava demarcada a necessidade da subida de juros pelo outro presidente e o Galípolo fez o que ele achava que deveria fazer”, justificou o mandatário.

    De acordo com ele, a queda da taxa é uma das prioridades, mas acontecerá “no tempo em que a política permitir”.

    “Nós, o governo, temos que cumprir nossa parte, a sociedade faz a parte dela e o companheiro Galípolo cumpre a função que ele tem de coordenar a política monetária brasileira e entregar para nós os juros mais baixos possível”, afirmou.

    Tópicos