Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Itamaraty intensifica agendas bilaterais com foco na COP30 e em aliança contra a fome

    De janeiro do ano passado até agora, ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve com chanceleres de 95 países - praticamente metade das nações reconhecidas pela ONU

    Leonardo Ribbeiroda CNN , Brasília

    O chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo, esteve no Brasil na última quinta-feira (25). Ele foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty. Os dois conversaram sobre as eleições na Venezuela, além de temas sociais, econômicos, comerciais, ambientais e culturais.

    Foi o segundo encontro entre os dois chanceleres neste ano. Em abril, Vieira e Murillo estivem juntos em Bogotá, capital da Colômbia, para assinar acordos de cooperação técnica. Um deles ligado ao combate à fome.

    “A criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é um projeto ambicioso que representa o compromisso brasileiro com o objetivo de erradicar de uma vez por todas a fome e a pobreza”, afirmou Mauro Vieira nesta semana, após as sessões da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20.

    Esse tem sido um dos assuntos principais dos encontros bilaterais que o ministro brasileiro tem tido pelo mundo. Na agenda comum também estão temáticas ligadas à ciência e tecnologia e a organização da COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas.

    Desde que assumiu suas funções, em janeiro de 2023, Mauro Vieira reuniu-se com 108 chanceleres de 95 países – praticamente metade das nações reconhecidas pela ONU. Manteve mais de 300 reuniões com chefes de Estado e de governo, representantes diplomáticos, ministros e dirigentes de organismos internacionais.

    “Esse número não inclui encontros com lideranças internacionais em que o chanceler acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)”, informou o Itamaraty à CNN.

    Nesse período, o ministro viajou a 46 países (9 na África, 15 nas Américas, 12 na Ásia e no Oriente Médio e 10 na Europa). Os deslocamentos, segundo o Ministério das Relações Exteriores, têm propiciado a reinserção internacional do Brasil.

    A mais recente missão internacional foi a São Tomé, em 19 de julho, para participar da 29ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países Latinos de Língua Portuguesa (CPLP). Entre 4 e 6 de agosto, o ministro realiza viagem ao Chile para a acompanhar visita oficial do presidente da República ao país.

    Tópicos