Investimento atual em educação é menor do que em 2015, diz Tabata Amaral
À CNN, deputada afirmou que investir na educação é uma forma de investir na economia
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que integra o grupo técnico de Educação da transição do governo eleito, falou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (8), sobre o déficit educacional no Brasil e afirmou que o atual investimento na educação é menor do que em 2015.
Na última segunda-feira (28), o governo federal promoveu um bloqueio de verbas do Orçamento Geral da União de 2022 destinadas ao Ministério da Educação (MEC), o que afetou a manutenção de universidades federais, pagamento de professores e de bolsas de estudo.
Para a deputada, investir em educação é importante para o PIB. “Quando deixamos de investir em educação, deixamos de investir em desenvolvimento econômico. O investimento feito hoje na educação é menor do que feito em 2015. Responsabilidade fiscal e responsabilidade social dependem uma da outra”, afirmou.
Tabata também fez críticas à maneira que o governo Bolsonaro lidou com a educação. “Vemos mais uma vez um ministério que está acabando com a educação, com corte de recursos. A gente fala de 200 mil bolsas de pesquisa que não poderão ser pagas até o final do ano”.
Veja no vídeo acima a entrevista na íntegra