Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Integrantes do MST ocupam sede do Incra em Alagoas em protesto contra nomeação de novo superintendente

    Junior Rodrigues do Nascimento assume cargo após exoneração de Cezar Lira, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

    Reprodução MST/ Delanisson Araújo

    Manoela Carluccida CNN*

    São Paulo

    Manifestantes ligados a diversos movimentos sociais agrários ocuparam nesta segunda-feira (29) a sede da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Maceió.

    O grupo protesta contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como superintendente do órgão no estado. Ele foi levado ao cargo após exoneração de Cézar Lira, que conduziu o Incra em Alagoas desde o governo do ex-presidente Michel Temer, quando foi indicado por seu primo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

    Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – que integra o movimento manifestante – 400 camponeses ocuparam o prédio do Incra na capital alagoana na manhã dessa segunda.

    Ainda de acordo com o MST, a “ação repudia a nomeação” de Junior Rodrigues do Nascimento como superintendente da instituição no estado.

    “Acende mais uma luz amarela na condução da política agrária em Alagoas, que tem sua cadeira rifada aos interesses individuais em virtude das necessidades coletivas das comunidades e organizações camponesas no estado”, diz o MST em seu site.

    Dede o início do mandato do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o MST pedia a exoneração do então superintendente, Cezar Lira.

    No entanto, agora protestam pedindo pela nomeação de José Ubiratan, servidor de carreira do órgão para o cargo.

    A CNN entrou em contato com o Incra e Embrapa e aguarda retorno.