Instalação da CPI das ONGs, novas projeções para o PIB e mais de 14 de junho
Ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal é considerado pelos integrantes do colegiado um dos principais personagens dos ataques de 8 de janeiro
A instação de uma CPI no Senado para investigar a liberação de recursos públicos para organizações não-governamentais (ONGs) e as novas projeções dos bancos para o PIB do Brasil em 2023 estão entre os destaques desta quarta-feira (14).
Senado articula instalação de CPI das ONGs hoje
A CPI das ONGs é fruto de uma iniciativa do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que já havia tentado emplacar a Comissão outras duas vezes. Nas gestões anteriores, ela não saiu do papel.
O propósito é investigar o repasse de verba pública para as ONGs pelo governo federal e a utilização inadequada desses recursos, além de possíveis abusos de poder, por parte das entidades. O foco deve estar sobre as organizações da região da Amazônia.
Bancos reveem projeções de PIB e já falam em crescimento acima de 2% em 2023
Até a pandemia, quando a economia brasileira e a global passaram por oscilações muito fortes, a última vez em que o Brasil cresceu mais de 2% foi há uma década, em 2013, quando o PIB do país avançou 3%.
O banco revisou sua projeção de crescimento do PIB em 2023 de 1,4% para 2,3%, e também elevou a expectativa para 2024, de 1% para 1,5%.
Torres confirma à CNN presença na CPMI; defesa diz que ex-ministro irá “expor a verdade”
O defensor, porém, não adiantou qual estratégia será usada no colegiado.
Para os deputados federais e senadores que compõem a CPMI, Torres é um dos principais personagens para explicar os atos contra as sedes dos Três Poderes.
Trump diz que seu processo sobre documentos secretos é uma interferência eleitoral
O pré-candidato à Presidência pelo Partido Republicano afirmou que o atual líder do país, o democrata Joe Biden, ajudou a fabricar as acusações.
Trump esteve em um tribunal federal em Miami, na Flórida e se declarou inocente das 37 acusações sobre o caso. No discuso de hoje, afirmou ser legal para ele ter a posse dos documentos, já que havia coisas pessoais entre os papéis.
STJ publica decisão sobre tributação de benefícios do ICMS e coloca em debate vitória bilionária da União
A Corte definiu que é impossível excluir os benefícios fiscais relacionados ao ICMS – tais como redução de base de cálculo, redução de alíquota, isenção, diferimento, entre outros – da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, salvo quando atendidos os requisitos previstos em lei.
O Ministério da Fazenda projetou que a decisão poderia alavancar a arrecadação em R$ 88 bilhões por ano.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Marina Toledo