Infectologista que alertou para reinfecção é cotada para vaga de Luana Araújo
Rosana Rangel que a imunidade celular contra a doença não é duradoura e pode permanecer por tempos tão curtos quanto três meses
A infectologista Rosana Maria Rangel dos Santos e a mais cotada para assumir a vaga deixada pela Dra. Luana Araújo na Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.
De acordo com a apuração da CNN, na última semana o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conversou com pelo menos três infectologistas para assumir a Secretaria Extraordinária, mas o nome de Rosana Rangel ganhou força pelo perfil técnico da médica.
Em novembro do ano passado a médica infectologista Rosana Maria Rangel dos Santos alertou por memorando encaminhado aos profissionais de Saúde sobre o risco de reinfecção por coronavírus. “Em razão do avanço da pandemia por Sars-Cov-2, julgamos que algumas atualizações são necessárias”, esclareceu.
E alertou ainda que pacientes e profissionais de saúde que já tiveram COVID-19 não possuem imunidade permanente mesmo que tenham formado altas taxas do anticorpo IgG, já que esses podem não ser neutralizantes.
A infectologista ressaltou também que a imunidade celular contra a doença não é duradoura e pode permanecer por tempos tão curtos quanto três meses. Esses fatos têm sido demonstrados pelas reinfecções que têm se avolumado, principalmente entre profissionais de saúde. Assim sendo, ninguém deve se sentir protegido.
Procurada pela CNN, a médica negou ter sido contatada pelo Ministério da Saúde