Homem tentou roubar caixa eletrônico do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro; veja
Imagens internas de câmeras de segurança foram disponibilizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) neste final de semana
Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostraram o momento em que um homem tentou abrir um caixa eletrônico durante os atos criminosos de 8 de janeiro.
O caixa fica próximo do relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17 que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, e que foi quebrado durante a invasão.
Pelo vídeo, é possível ver que o invasor chega ao equipamento às 16h01, vestindo uma camisa amarela e utilizando uma bandeira do Brasil para tapar o rosto.
Durante cerca de dois minutos, ele se abaixou e forçou a parte da frente do caixa, chegando até a desferir um soco na parte de plástico do equipamento.
As imagens internas de câmeras de segurança foram disponibilizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) neste final de semana. Ao todo, foram disponibilizados mais de 400 arquivos de gravações.
No dia 19 de abril, a CNN divulgou, em primeira mão, imagens que mostravam o então ministro do GSI, Gonçalves Dias — G Dias como é conhecido — com militares do gabinete em meio à ação dos invasores. O ministro pediu demissão do cargo após a revelação das imagens.
Os vídeos divulgados com exclusividade pela CNN no último dia 19 foram gravados por 22 câmeras diferentes. Nessas imagens, obtidas em primeira mão pela emissora, não havia ainda o registro do momento em que o presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto para avaliar os danos provocados pelos criminosos.
(Publicado por Gabriel Ferneda)