Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Haddad e Messias discutem hoje recurso ao Supremo sobre desoneração da folha de pagamento

    Reunião está marcada para às 18h e ocorre após o Congresso derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

    Estátua da Justiça, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília
    Estátua da Justiça, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília José Paulo Lacerda/Estadão Conteúdo - 20.out.2010

    Raquel Landimda CNN

    São Paulo

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, discutem hoje o envio de uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, informaram fontes do Planalto à CNN.

    A reunião está marcada para às 18h e ocorre após o Congresso derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Com o apoio da AGU, a Fazenda alega que a prorrogação da medida é inconstitucional, porque não especifica a origem dos recursos. O objetivo é conseguir uma liminar.

    Além do caminho jurídico, a equipe econômica também vai tentar uma saída pelo Legislativo. Haddad apresenta sua contraproposta nos próximos dias, que não contempla todos os 17 setores e que aponta uma maneira de financiar a perda de arrecadação. A tramitação, contudo, fica para 2024.

    Toda essa movimentação é para dar um sinal ao mercado de que o governo não vai arcar com o prejuízo de mais de R$ 20 bilhões para as contas públicas, ainda que a discussão se arraste para o ano que vem.