Guedes foi atropelado pela necessidade política do Renda Cidadã, diz Carlos Melo
Cientista político critica a maneira como governo realiza suas negociações, sem querer desagradar a nenhum grupo e jogando a responsabilidade ao Congresso
Em uma sexta-feira (2) marcada pela troca de farpas entre o ministro da Economia e o ministro do Desenvolvimento Regional, o cientista político e professor do Insper Carlos Melo avalia que Guedes está sendo atropelado pela política, apesar de entender como normal as discussões entre membros do governo.
“As brigas são naturais, existem desde sempre e existiu em todos os governos. Porém o estresse é muito grande, a necessidade de dar respostas agora é muito maior que em outros momentos da história”, disse Melo.
“Guedes têm sido atropelado pela necessidade e aflição política em colocar o Renda Cidadã em jogo.”
Leia também
Guedes sugere ‘parar de falar em crise’ e diz que Brasil está se recuperando
Mudanças em deduções do IR podem custear renda básica, diz Guedes
Onyx recorre para homologar acordo e encerrar investigação de caixa 2

Melo critica a maneira como o governo vem realizando suas negociações, sem querer desagradar a nenhum grupo e jogando a responsabilidade para o Congresso.
“Qualquer solução vai implicar em descontentamento de alguma parte. O presidente está transferindo o desgaste para o Congresso, que não é bobo. O Legislativo não vai assumir esse desgaste pela cor dos olhos do presidente,” disse o cientista político.
“O presidente vai ter que se comprometer a algum tipo de medida e assumir o ônus dela. Em quase dois anos de mandato vamos o presidente lavando as mãos em bolas divididas e deixando que outros se responsabilizem. Dessa vez acho que o governo não tem força política para isso.”

(Edição do texto: Paulo Toledo Piza).