Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    GSI libera novas imagens além das divulgadas pela CNN em primeira mão

    Conteúdo mostra o presidente Lula chegando ao terceiro andar, antessala do seu gabinete, na noite do dia 08/1

    Diego Mendesda CNNLeandro Magalhães , São Paulo

    O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tornou públicas, neste sábado (22) e domingo (23), novas imagens internas de câmeras de segurança que flagraram o ataque do dia 8 de janeiro, em Brasília. Ao todo, foram disponibilizados mais de 400 arquivos de gravações.

    Tudo isso vem depois de um pedido do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ao GSI. No dia 19 de abril, a CNN divulgou, em primeira mão, imagens que mostravam o então ministro do GSI, Gonçalves Dias — G Dias como é conhecido — com militares do gabinete em meio à ação dos invasores.

    O novo material, que movimentou o final de semana, mostra ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecendo nessas gravações, quando chegou ao Palácio do Planalto depois dos ataques. As imagens apresentam ele chegando ao gabinete presidencial e, aparentemente irritado, vê os estragos no local.

    As imagens divulgadas pelo GSI mostram também o presidente com vários ministros no terceiro andar do Palácio, na antessala do seu gabinete. Vale ressaltar que a informação da presença de Lula após a invasão não é de hoje. No dia do ataque, ele compareceu ao local para poder verificar todo o estrago causado pelos golpistas e a CNN noticiou o fato no mesmo dia.

    Os vídeos divulgados com exclusividade pela CNN no último dia 19 deste mês foram gravados por 22 câmeras diferentes, num total 160 horas de duração. Nessas imagens, obtidas em primeira mão pela emissora, não havia ainda o registro do momento em que o presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto para avaliar os danos provocados pelos criminosos.

    Neste final de semana, devido à divulgação das gravações, vários veículos estão publicando os conteúdos. Segundo o repórter Leandro Magalhães, de Brasília, as redações estão com dificuldade em analisar os vídeos, pois o site do GSI está congestionado e entrado em pane. Além disso, o órgão ainda não subiu outros vídeos do dia.

    Ao todo, segundo informou a Polícia Federal ao STF, são aproximadamente 4.410 horas de imagens do circuito interno de segurança de todos os prédios — não apenas do Palácio —, que totalizam 1,47 TB (terabyte). Entre elas, cenas da movimentação de manifestantes e funcionário do GSI no segundo e no terceiro andares do prédio.

    Há novas imagens de golpistas andando pelos corredores do Palácio, praticando atos de vandalismo e até tentando arrombar um caixa eletrônico. O criminoso tenta, por mais de 2 minutos, arrombar o equipamento, mas acaba desistindo.

    No material que a CNN teve acesso no dia 19, foi verificado que um arquivo de uma imagem do gabinete presidencial começava ao meio-dia e ia até às 19h. Os invasores entraram no estacionamento do Palácio do Planalto às 15h01 no dia 8 de janeiro.

    Entretanto, alguns arquivos terminavam em 16h e 16h30. Contudo, a maioria dos vídeos divulgados neste final de semana se iniciam às 0h, do dia 7 para o dia 8 de janeiro, e vai até às 23h do domingo (8/1).

    O presidente Lula aparece nestas imagens a partir das 21h.

    Nos novos materiais, também é possível ver o ex-ministro G Dias em um dos elevadores do Palácio, circulando entre os andares, antes da chegada do presidente.

    O ponto que está sendo analisado pela equipe da CNN, referente às novas imagens, é que, em um dos vídeos, G Dias chega à antessala do gabinete presidencial às 16h29. Foi identificada ainda outra chegada do ex-ministro, ao terceiro andar, às 16h18, em outro elevador, mas quando ele sai, observa vários criminosos, recua e segue para outro andar.

    Em depoimento à Polícia Federal, G Dias afirmou que chegou ao Palácio do Planalto por volta das 14h50, mas ainda não foi identificada nenhuma imagem dele nas câmeras de segurança neste horário.

    Tópicos