“Gravíssimo”: políticos criticam documento encontrado na casa de Torres sobre eleição
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que está pedindo a instauração de um novo inquérito no STF sobre a tentativa de golpe de estado envolvendo Jair Bolsonaro e Anderson Torres
Após a notícia de que a Polícia Federal (PF) encontrou, na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, uma proposta de decreto para que Jair Bolsonaro (PL) pudesse alterar o resultado das eleições presidenciais do ano passado, políticos e autoridades começaram a se manifestar nas redes sociais.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo federal no Congresso, publicou que está pedindo a instauração de um novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o fato.
ATENÇÃO! Estamos peticionando ao STF pedindo a instauração de um novo inquérito sobre a tentativa de GOLPE de Estado, incluindo o Sr Anderson Torres e o Sr Jair Bolsonaro.
Eles não passarão!— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 12, 2023
O ex-presidente do Partido Novo, João Amoêdo, disse que a notícia é “mais uma evidência de que Bolsonaro e seus aliados colocam a nossa democracia em risco”.
A Polícia Federal encontrou ontem na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, minuta de documento para tentar alterar o resultado da eleição.
Mais uma evidência de que Bolsonaro e seus aliados colocam a nossa democracia em risco.
— João Amoêdo (@joaodamoedo) January 12, 2023
Os deputados federais Guilherme Boulos (Psol-SP) e Erika Hilton (Psol-SP) também demonstraram indignação com o fato. Boulos escreveu “Cadeia nele!” e Hilton disse que é mais uma evidência de que Bolsonaro seria “responsável por conspirar e preparar diversas tentativas de golpe na democracia”.
URGENTE! Reportagem do UOL confirma que Anderson Torres encontrou-se Bolsonaro nos EUA um dia antes dos ataques em Brasília. O chefe do golpe tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro. Cadeia nele!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 11, 2023
GRAVÍSSIMO 🚨 Polícia Federal encontrou na CASA do ex Ministro de Bolsonaro uma minuta de Decreto para INTERVIR no Tribunal Superior Eleitoral e mudar o resultado das eleições em que o ex presidente foi derrotado.
— ERIKA HILTON 🚩 🇧🇷 (@ErikakHilton) January 12, 2023
O ministro do Trabalho de Lula (PT), Luiz Marinho disse que é “mais uma prova da tentativa de golpe”.
GRAVÍSSIMO! Mais uma prova da tentativa de golpe. A Polícia Federal encontra na casa de Anderson Torres uma minuta de decreto para o ex-presidente reverter o resultado das eleições. https://t.co/9jQh7pRsR1
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) January 12, 2023
O senador Humberto Costa (PT-PE) também chamou o fato de “gravíssimo”.
G R A V Í S S I M O 🚨 pic.twitter.com/UupPS5Ensy
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 12, 2023
Deputado federal e líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG) disse que Bolsonaro queria “um golpe de Estado e impedir a vontade popular”.
Golpismo impresso.O documento encontrado na casa de Anderson Torres p/ interferir no TSE e no resultado das eleições é a prova definitiva das intenções bolsonaristas.Queriam um golpe de Estado e impedir a vontade popular.Lula é o presidente e o golpismo se entenderá com a Justiça
— Reginaldo Lopes (@ReginaldoLopes) January 12, 2023
O deputado federal André Janones (Avante-MG) disse que “o golpe foi rascunhado”.
URGENTE: a PF encontrou escondido na casa de Anderson Torres, uma proposta de decreto para mudar o resultado das eleições, instaurando estado de defesa na sede do TSE. De acordo com o texto, o objetivo era mudar o resultado da eleição vencida por Lula.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 12, 2023
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) questionou em suas redes: “Iam rasgar a Constituição para Bolsonaro se perpetuar no poder como o autoritário que nunca escondeu ser?”
A PF encontrou na casa do ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, uma minuta para reverter o resultado da eleição. Isso é uma prova concreta de tentativa de golpe. Iam rasgar a Constituição para Bolsonaro se perpetuar no poder como o autoritário que nunca escondeu ser? pic.twitter.com/f6zkcOdzbX
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) January 12, 2023
O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, também se manifestou e disse que “o desrespeito às instituições democráticas é escandaloso”.
O desrespeito às Instituições Democráticas é escandaloso. Queriam destruir não só os prédios, mas também nossa Constituição Federal. A democracia venceu e está de pé para combater todos os bandidos! https://t.co/Fq0fTFObFk
— José Guimarães (@guimaraes13PT) January 12, 2023
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) também questionou se o documento teria sido iniciativa do então ministro ou ordem superior.
A BOLA ESTÁ COM ANDERSON TORRES! FOI INICIATIVA DELE, ENTÃO MINISTRO, OU RECEBEU ORDEM SUPERIOR?https://t.co/0kYZabmoKA
— Senador Kajuru (@SenadorKajuru) January 12, 2023