Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grades de proteção são retiradas do Palácio do Planalto após determinação de Lula

    Estrutura instalada há 10 anos foi desmontada nesta quarta-feira pelo Gabinete de Segurança Institucional

    Marina DemoriPedro TeixeiraKaio Telesda CNN , em Brasília

    O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) retirou, na manhã desta quarta-feira (10), as grades de proteção que cercavam o Palácio do Planalto. A medida foi determinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    A estrutura foi instalada em 2013, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em meio a protestos contra o governo. As grades foram mantidas por Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). As sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) seguem cercadas desde então.

    O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou que a medida tem caráter simbólico.

    “O presidente [Lula] entendeu que nesse momento de união e reconstrução que o Brasil está vivendo, de busca e diálogo, não há porque manter essa estrutura. Uma estrutura que antigamente não existia, acabou sendo colocada aqui, no Itamaraty, em determinado momento da vida política do nosso país”, disse o ministro.

    Segundo Pimenta, cabe aos chefes dos demais Poderes decidir se farão o mesmo em suas respectivas sedes.

    Questionado pela CNN sobre a mudança, o Gabinete de Segurança Institucional informou que as grades ainda podem ser utilizadas, se necessário, para complementar e reforçar a segurança do palácio ou com a finalidade de organizar eventos.

    Tópicos