Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo nomeia servidor para presidência interina da Funasa

    Servidor de carreira do ministério da Gestão vai ocupar o cargo durante a reestruturação do órgão. Partidos de centro tem interesse em comandar o órgão.

    Pedro Teixeirada CNN , São Paulo

    O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20), a nomeação de Alexandre Ribeiro Motta como presidente interino da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

    Alexandre ficará no cargo pela próximos 30 dias, período em que o governo vai discutir a reestruturação do órgão que executa ações de saneamento básico pelo país.

    Uma comissão de ministérios terá que apresentar uma proposta de organograma e atuação da Funasa, além de definir a qual ministério o órgão ficará vinculado.

    O deputado federal, Danilo Forte (União-CE) disse que a tendência é que o órgão fique no ministério da Saúde. A dúvida ocorre porque a pasta das Cidades responde por ações de saneamento.

    A Funasa é um tradicional reduto de indicações políticas, o órgão foi extinto em janeiro por uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A MP não foi aprovada pelo Congresso e perdeu a validade, fazendo com que fundação fosse recriada.

    No DOU, o governo ainda formalizou a prorrogação de contratos da fundação que estavam perto do vencimento, eles, agora, são válidos até 29 de junho de 2024.

    Por se tratar de um órgão que cuida da área da saúde, sobretudo em pequenos municípios, grupos políticos, como o Centrão, têm muito interesse nesse processo de reestruturação da Funasa.

    Tópicos