Governo não medirá esforços por Pan no Rio e em Niterói, diz ministro
André Fufuca participou da oficialização da candidatura das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031


O ministro do Esporte, André Fufuca, disse nesta quarta-feira (29) que o governo federal está empenhado e não medirá esforços para que as cidades do Rio e de Niterói sediem conjuntamente os Jogos Pan-Americanos de 2031.
“O governo federal, a pedido do presidente Lula, não medirá esforços para mais uma vez o Brasil ser protagonista nas Américas com mais um Pan-americano. O Rio de Janeiro tem expertise. Dá consultoria para outros países no mundo sobre como fazer grandes eventos”, disse Fufuca na cerimônia de oficialização da candidatura.
A cidade do Rio já organizou grandes eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Para o Pan-Americano de 2031, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) receberam o apoio do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente assinou a carta de garantias, em nome do governo federal, que será apresentada para a Panam Sports, responsável pela decisão final.
O ministro dos esportes afirmou que “não há nenhum tipo de união que se fortaleça mais do que através dos esportes”. E completou: “Nas Olimpíadas ano passado, um país que saiu dividido nas urnas em 2022, ninguém se lembrava mais da bandeira partidária: se lembrava da bandeira do Brasil”.
A cidade de São Paulo chegou a manifestar interesse em sediar a competição, mas desistiu de ser a candidata brasileira na eleição e declarou apoio para Rio e Niterói.
A partir de agora, vai começar a fase das negociações para que as duas cidades sejam as escolhidos no mês de agosto na disputa com Assunção, no Paraguai.
“Vamos ter até abril a apresentação da proposta, com o dossiê formalizado. Depois, vamos receber a Comissão da Panan, eles vão promover algumas visitas às duas cidades e em agosto temos a decisão. Já estamos com reunião programada para semana que vem”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.