GSI anuncia mais 58 exonerações; total chega a 87
Dispensas ocorreram depois que a CNN divulgou imagens exclusivas de servidores do órgão durante os ataques de 8 de janeiro
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) exonerou nesta quinta-feira (27) a exoneração de mais 58 servidores servidores da pasta. Na quarta-feira (26), outros 29 funcionários também foram dispensados do órgão, incluindo quatro que ocupavam postos de comando. Com isso, o total de demissões chega a 87.
As medidas foram tomadas por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um movimento que tem sido classificado por seus assessores no Palácio do Planalto como a “desbolsonarização” do órgão, que contava com quadros ligados ao ex-ministro da pasta, general Augusto Heleno.
As novas exonerações serão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). Segundo o GSI, as demissões são parte de uma “renovação do quadro de funcionários”.
Em depoimento à Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (21), o ex-ministro Gonçalves Dias disse que ocorreu um “apagão” de inteligência no GSI durante os atos criminosos do dia 8 de janeiro.