Governo federal vai chamar governadores de estados atingidos por incêndios para reunião
Presidente Lula disse que vai participar de encontro para discutir e definir estratégias em conjunto de combate ao fogo
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que o governo federal convocará os governadores dos estados afetados pelos incêndios para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é discutir e definir estratégias de combate ao fogo.
“[O presidente] Manifestou sua decisão de participar da reunião ordinária, que acontece toda semana na Casa Civil e envolve mais de 20 ministérios. Nessa reunião, vamos convocar os governadores dos estados atingidos pelos incêndios”, afirmou a ministra após uma reunião de emergência com Lula para discutir os incêndios no país.
Neste domingo (25), Lula convocou uma reunião extraordinária após incêndios serem registrados em vários pontos do estado de São Paulo nos últimos dias. Os focos de incêndio no interior paulista causaram uma densa camada de fumaça, que se espalhou por outras áreas, incluindo municípios de Goiás e o Distrito Federal.
Durante a reunião, Lula perguntou se os governadores têm colaborado com o governo federal para diminuir os incêndios. Marina Silva respondeu que eles têm ajudado e afirmou que conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em junho, o governo criou uma sala de situação preventiva para lidar com a seca e o combate a incêndios no país. Desde então, reuniões semanais têm sido realizadas entre os membros da sala de situação. Lula enfatizou que pretende participar da próxima reunião prevista para acontecer nesta semana.
Na última reunião da sala de situação, realizada na quarta-feira (21), os governadores das regiões da Amazônia e do Pantanal participaram para fortalecer a colaboração interfederativa no controle e prevenção de incêndios.
Estavam presentes os governadores do Amazonas, Acre, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul, além do vice-governador de Rondônia e do secretário de Meio Ambiente do Pará.
Em coletiva de imprensa, a ministra também destacou o pedido feito por Lula para que o governo federal atue em conjunto com estados e municípios, visando minimizar as queimadas que têm ocorrido no país.
“A orientação do presidente Lula é trabalharmos em conjunto com governadores, prefeitos e até mesmo com aqueles que têm suas brigadas dentro das fazendas, mobilizando todos os esforços diante de uma situação climática extrema, que inclui, inclusive, a ação criminosa de quem está ateando fogo propositalmente”, complementou a ministra.
Em relação aos incêndios, a ministra informou que a Polícia Federal (PF) investigará as causas das queimadas que atingiram diversas regiões do país. Segundo Marina Silva, já foram abertos 31 inquéritos sobre o tema, e outros dois serão instaurados para investigar os incêndios em São Paulo.
“Nesse momento é uma verdadeira guerra contra o fogo e contra a criminalidade”, finalizou a ministra.