Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo estuda linha de crédito subsidiada para implantação de TV 3.0

    Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, mudanças na TV aberta devem começar a partir de 2025

    Marina Demorida CNN , Brasília

    O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse, na manhã desta quarta-feira (3), que o governo estuda linhas de crédito subsidiadas para as emissoras de TV aberta se adaptarem à implantação da tecnologia de TV 3.0 no Brasil.

    Segundo o ministro, já existem reuniões agendadas com bancos de fomento para estudar a possibilidade.

    “Nós temos defendido isso justamente por entender a necessidade para que o setor de radiodifusão implemente essa nova geração da televisão aberta brasileira de forma mais rápida para a população, e isso carece de muito investimento”, disse. “E sabemos que o setor da foi extremamente atingido recentemente com a chegada das mídias digitais, das redes sociais, que pegou um bolo significativo das receitas do setor”.

    A fala foi durante evento de apresentação da tecnologia, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. Estiveram presentes o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, e representantes de entidades e empresas do setor.

    Ainda segundo o ministro, o governo deve definir até o final de 2024 qual será a tecnologia brasileira para a TV 3.0 no Brasil. Empresas japonesas e americanas tem tentado negociar a venda de tecnologias. Após a definição, deve haver um período para que o setor industrial faça as adaptações necessárias, produzindo equipamentos como transmissores, conversores e e televisores que comportem a tecnologia.

    O novo sistema promete mais qualidade de som e imagem e conectividade dos canais de TV aberta com a internet. A ideia, segundo o ministério, é disponibilizar o conteúdo ao vivo e por demanda, através de aplicativos.

    Tópicos