Governo estuda linha de crédito para socorrer agricultores no RS
Expectativa é de que anúncio aconteça ainda em maio
O governo federal estuda criar uma linha de crédito especial, com juros baixos, para socorrer produtores rurais afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura elabora uma proposta de financiamento para a compra de grãos e de maquinário, que foram destruídos pelas enchentes no estado gaúcho.
A expectativa é de que o anúncio aconteça ainda neste mês, em uma segunda fase de socorro do governo federal ao Rio Grande do Sul.
A tragédia afetou principalmente as lavouras de arroz, já que o estado sulista responde a cerca de 70% da produção nacional do arroz.
Por isso, o Ministério da Agricultura publicará uma medida provisória autorizando a importação de um milhão de toneladas de arroz.
O objetivo é evitar especulação. A ideia é fornecer o produto para periferias de grandes cidades e para pequenos comércios do interior.
Antes das chuvas, a previsão era de que o Rio Grande do Sul teria, neste ano, um crescimento de 46% de sua produção de cereais em comparação ao ano passado.