Governo do DF monitora Esplanada para eleições no Congresso
Em reunião, forças de segurança decidiram não fechar avenida que vai até sede do Legislativo, mas ressaltam que decisão pode ser alterada
A inteligência do Governo do Distrito Federal está monitorando a Esplanada dos Ministérios para o plano de segurança referente ao próximo sábado (1º), quando haverá eleição da Mesa Diretora da Câmara e do Senado.
Uma reunião foi feita na Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) na tarde de terça-feira (28), foi definido que a avenida que liga a Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília, até o Congresso não será fechada para os carros.
Gradis da Polícia Militar ficarão ao longo da pista para caso haja necessidade — e para proteção dos prédios públicos.
Integrantes da SSP-DF também disseram à CNN que o batalhão da PM responsável pela segurança da Esplanada estará de prontidão durante todo o dia, visto que será a mesma data em que Brasília receberá, de tarde, a tradicional Corrida de Reis.
Esse planejamento deve ser o mesmo para a segunda-feira (3), início do ano legislativo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir ao Congresso para a cerimônia protocolar.
Segundo informações da Polícia Militar, não há motivo para fechamento da Esplanada, neste momento, a não ser que haja um pedido da segurança do Senado ou da polícia da Câmara. Com isso, os integrantes do governo distrital explicam que o planejamento pode ser alterado.
Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros