Geraldo Alckmin muda estratégia nas redes sociais e ganha mais seguidores
Vice de Lula tem tem optado por postagens em tom engraçado para divulgar ações do governo


Para divulgar aos estudantes o fim do prazo para pedir isenção da taxa do Enem, o vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), aproveitou o “gancho” do lançamento do novo álbum da cantora Anitta “Funk Generation”.
“Atenção, Funk Generation! Só está liberado dar stream no novo álbum da Anitta quem já tiver concluído o pedido de isenção da taxa do ENEM 2024”, escreveu.
https://twitter.com/geraldoalckmin/statuses/1783882239681659228
Essa forma de comunicação com tom bem-humorado tem feito sucesso, principalmente no X (antigo Twitter). Um levantamento feito pela consultoria Bites, a pedido da CNN, aponta que das cinco postagens feitas por Alckmin com mais interações no ano, quatro foram piadas feitas com ajuda de desenhos, como animes japoneses.
https://twitter.com/geraldoalckmin/status/1765087840130433323
A mudança de rumo na comunicação das redes sociais foi ideia do próprio vice-presidente. Alckmin reuniu a equipe de comunicação depois da reunião presidencial realizada pouco antes de o governo completar 100 dias, no ano passado. No encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou dos ministros que divulgassem melhor os feitos do governo.
Como além de vice-presidente, Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ele decidiu usar nas redes mais memes, desenhos, imagens engraçadas para que o público recebesse de forma mais leve temas técnicos do ministério e do governo.
Recentemente, Alckmin postou uma imagem do personagem Papa-léguas após Lula pedir mais agilidade. O vice-presidente e outros três ministros foram cobrados durante um evento, em tom de brincadeira, para dedicarem mais tempo à articulação política.
O vice-presidente também publicou outro meme nas redes sociais em que seu rosto aparece no corpo de um entregador dos Correios. “Hoje a boa notícia veio de Sedex 10”, escreveu Alckmin ao comentar a aprovação do projeto de lei que trata da chamada “depreciação superacelerada”.
https://twitter.com/geraldoalckmin/status/1782803922630881783
Com essas postagens, o número de seguidores teve um aumento significativo. O perfil do vice-presidente passou de 900 mil em 2022 para mais de 1,4 milhão. Mas para André Eler, diretor técnico da Bites, muitos perfis de personalidades, inclusive o do vice-presidente, tiveram perda de seguidores esse ano.
“O Twitter teve uma limpa de bots [perfis automáticos, robotizados] no início do mês e isso pode ter impactado uma queda relevante. Mas não tem nenhuma atividade excepcional do perfil do Alckmin que justifique. É normal que haja uma queda com essas limpezas”, explicou.
TOP 3 ministros
Segundo o levantamento da Consultoria Bites, Alckmin está bem colocado entre os ministros quando o assunto são redes sociais.
Segundo o ranking, entre os auxiliares do presidente, ele é o terceiro em interações. Só perde para o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
Outras redes
Alckmin já utilizava o perfil no X quando era governador de São Paulo. Segundo o levantamento, o número de seguidores cresceu quando ele se uniu ao presidente Lula na campanha para 2022.
Com esse sucesso, a equipe de comunicação começou a usar as outras redes como Facebook e Instagram. Segundo dados do próprio Instagram, um extrato dos últimos 30 dias mostra que o número de seguidores subiu 33% passando de 524 mil para esse número de 660 mil.
Veja o ranking dos ministros do governo Lula com mais interações nas redes sociais:
- Camilo Santana (PT) – 2.561.644 seguidores
- Paulo Pimenta (PT) – 2.462.849 seguidores
- Geraldo Alckmin (PSB) – 2.278.347 seguidores
- Paulo Teixeira (PT) – 1.933.984 seguidores
- Silvio Almeida – 1.909.611 seguidores
- Sonia Guajajara (PSOL) – 1.100.938 seguidores
- Alexandre Padilha (PT) – 1.038.631 seguidores
- Simone Tebet (MDB) – 992.277 seguidores
- Marina Silva (Rede) – 961.318 seguidores