Enquanto Lula se reúne com Alckmin, gabinete de transição no CCBB tem estrutura definida
Lula e Alckmin se encontram nesta segunda-feira (7) em São Paulo; espaço para compartilhar informações do governo Bolsonaro com governo Lula foi montado em Brasília
O gabinete de transição do governo federal no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, definiu sua estrutura para continuidade dos trabalhos – até então liderados pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) – que agora passa a ser liderado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula voltou da Bahia neste sábado (5) depois de passar cinco dias na Bahia com a esposa Rosângela, mais conhecida como Janja. Nesta segunda-feira (7), o petista se encontra com Alckmin para reunião sobre o processo de transição e definição de equipe. A reunião acontece em São Paulo.
No CCBB de Brasília, a estrutura está montada para a continuidade dos trabalhos sob o comando do presidente eleito.
Lula e Alckmin já possuem um gabinete reservado – também há 15 espaços para outras autoridades. Há quatro salas de reunião, uma sala para coworking com capacidade para 39 pessoas.
Para acessar os documentos do governo Bolsonaro e compartilhar informações, 91 computadores foram instalados, que serão compartilhados pela equipe de Lula e também de Bolsonaro. Ainda não há uma sala para coletivas de imprensa – o auditório do CCBB deve ser utilizado para isso.
Nesta segunda, poucos integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) estavam no gabinete em Brasília – a equipe se concentra em São Paulo para a reunião entre Lula e Alckmin.
Além de 50 integrantes, PT também vai contar com a estrutura de assessoria da coligação durante a transição.
Durante entrevista coletiva na última quinta, Alckmin afirmou que os principais critérios na escolha da equipe de transição de governo devem ser transparência, planejamento e continuidade.
“O presidente Lula é o presidente, é ele quem comanda todo o processo. Ele tirou uns dias de merecido descanso, está voltando no domingo e segunda-feira nós já vamos ter um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição”, disse.
Ainda nesta semana, Lula deve ir a Brasília para comandar a equipe e, em seguida, no próximo dia 14, deve viajar ao Egito para participar da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27.
Segundo revelou o analista de política da CNN Caio Junqueira, o vice-presidente eleito se reuniu neste domingo com o PT para debater questões de transição
*Com informações de Juliana Lopes, da CNN, em Brasília, e Tamara Nassif e Carolina Figueiredo, em São Paulo