Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Futuro ministro da Educação anuncia Izolda Cela como secretária-executiva da pasta

    Posto é o segundo mais importante dentro de um ministério e responde diretamente ao ministro

    Luciana Amaralda CNN , em Brasília

    O futuro ministro da Educação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (27), Izolda Cela como secretária-executiva da pasta. O posto é o segundo mais importante dentro de um ministério e responde diretamente ao ministro.

    “Só falta ser nomeada”, disse Santana, ao ser questionado se a decisão estava tomada.

    Izolda Cela é a atual governadora do Ceará. Ela era vice de Camilo Santana desde 2015 e assumiu o cargo em abril deste ano após ele se descompatibilizar para concorrer ao Senado, com sucesso.

    Depois da vitória de Lula, Izolda chegou a ser cotada como ministra da Educação. No entanto, o presidente eleito preferiu Santana à frente do ministério.

    “É uma secretaria que tem um lugar importante no sentido de articulação e de integração das áreas fins. A grande questão é definição de prioridades. As importâncias nós sabemos que são muitas, mas nós precisamos sempre elencar prioridades para que possamos garantir avanços e mudanças de status naquilo que são as metas, os objetivos. E, a partir, dessas prioridades, a articulação de todas as áreas em função disso”, declarou Izolda nesta terça-feira.

    Ela ressaltou que a educação básica deve ser uma das prioridades do Ministério da Educação.

    Outras prioridades do MEC

    Além de Izolda Cela, Camilo Santana anunciou o nome de Fernanda Pacobahyba para o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fernanda foi secretária da Fazenda do Ceará na gestão de Santana.

    Camilo Santana afirmou nesta terça que a “determinação do presidente Lula é reestruturar o ministério” e que os desafios “são enormes”, como os prejuízos à aprendizagem causados pela pandemia.

    Ele elencou algumas das prioridades que terá à frente do MEC, como a educação básica, escola em tempo integral, melhoria da merenda escolar, retomada de obras paralisadas e diálogos com reitores de universidades.

    “Houve um sucateamento. No corte significativo de recursos das universidades do ensino superior, também é outro ponto que nós vamos dar prioridade nesse início”.

    “Toda creche é fundamental para nossas crianças. Então nós vamos fazer esse levantamento para que a gente possa retomar aquilo que é urgente, aquilo que é prioritário para dar as condições para nossos alunos no Brasil”, disse sobre obras inacabadas.

    Ele ainda afirmou ser preciso “retomar o regime colaborativo entre estados e municípios com a União, com o Ministério da Educação”.

    Quem é Izolda Cela

    Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 62 anos e é natural de Sobral, no Ceará. Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em gestão pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e mestrado em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Já foi secretária de Educação de Sobral e do governo estadual cearense, entre 2004 e 2014. Além de começar como vice-governadora da atual gestão estadual do Ceará, havia ocupado o cargo entre 2015 e 2018, também ao lado de Camilo Santana.

    Izolda transita pelos grupos políticos de Santana e dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará. No entanto, neste ano, pediu desfiliação do PDT. A saída aconteceu após divergências políticas e eleitorais. Ela se colocou como pré-candidata a governadora pelo partido e foi derrotada internamente. Em meio ao imbróglio, PDT e PT romperam no estado, com o último levando a melhor na disputa pelo Palácio da Abolição.

    Tópicos