Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão premiadas no Senado

    Premiação homenageia pessoas que tenham contribuído com a defesa dos direitos da mulher e também com as questões de gênero no Brasil

    Manoela Carluccida CNN , São Paulo

    As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres serão premiadas pelo Senado Federal com o Diploma Bertha Lutz.

    A cerimônia dessa premiação acontece anualmente e tem o objetivo de homenagear pessoas que tenham contribuído com a defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área.

    Para o ano de 2025, são 19 mulheres premiadas no evento, previsto para acontecer no dia 26 de março, a partir das 10h, no plenário do Senado. Dentre elas estão Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

    A indicação de Torres foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e a de Montenegro pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

    As duas, mãe e filha, já foram indicadas à categoria de “Melhor Atriz” no Oscar.

    Torres pela interpretação de Eunice Paiva no drama “Ainda Estou Aqui” – vencedor na categoria de “Melhor Filme Internacional” na premiação deste ano – e Montenegro pela atuação no longa “Central do Brasil” (1999).

    Bertha Lutz

    O nome do prêmio faz referência à bióloga e advogada de São Paulo, Bertha Maria Julia Lutz, uma das mais significativas figuras no que diz respeito à luta pelo feminismo e pela educação.

    Ela foi responsável por fundar a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). Além disso, foi eleita suplente para a Câmara dos Deputados em 1934 e, posteriormente, assumiu o mandato de deputada.

    Bertha faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.

    Tópicos