Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Federação é caminho para termos menos partidos, diz deputado do Cidadania

    Alex Manente afirmou que unificações permitem que eleitor escolham caminho ideológico

    Afonso BenitesLayane SerranoRenata Souzada CNN

    em Brasília e São Paulo

    Após o Cidadania e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) anunciarem federação neste sábado (19), o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) afirmou à CNN que a estratégia levará o país a ter menos partidos, facilitando a adesão do eleitor com pautas com as quais se identifica.

    “Federação é o caminho de termos menos partidos, juntar poderes partidários que tenham a mesma afinidade ideológica e construir com menos forças partidárias e essa “sopa de letrinhas” que existe no Brasil, a capacidade de dar ao eleitor a possibilidade de escolher o seu caminho ideológico”, disse.

    Os integrantes do Cidadania votaram entre PSDB, Podemos e Partido Democrático Trabalhista (PDT). Depois de eliminar o Podemos, a sigla teve 56 votos a favor da união com o PSDB, contra 47 favoráveis à aliança com o PDT.

    Sobre a escolha pelo PSDB, Manente afirmou que “o Cidadania, que era o PPS, desde 2002 tem uma afinidade de pautas ideológicas, de construção de programas com o PSDB. Caminhamos em quase todas as eleições nos últimos anos com o PSDB”.

    O deputado avaliou ainda o papel que as federações podem desempenhar na disputa entre o Partidos dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL). “Nós temos uma visão de que se não tivermos a responsabilidade de unificação de todos os candidatos que hoje representam essa terceira via, dificilmente nós conseguiremos tirar essa polarização, Lula e Bolsonaro, que está estabelecida no país”, afirmou.

    “Nossa expectativa é que o Cidadania dá um passo importante para sinalizar que existe um polo centro-democrático que está se estabelecendo e fortalecer a união com demais siglas que pensem da mesma maneira”, completou Manente.

    Em relação a situação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o deputado afirmou esperar que troca de partido não aconteça. “É importante que ele esteja aqui conosco, esteja no PSDB, esteja nesse caminho de integração da terceira via.”