Fatos Primeiro: Lula acerta ao dizer que havia 8 milhões de alunos no Ensino Superior em 2015
Segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo Inep, o número está correto
O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista ao Jornal Nacional no dia 25 de agosto, que, quando entrou no governo, encontrou o país com 3,5 milhões de estudantes universitários. Segundo ele, ao final dos seus dois mandatos esse número chegou a 8 milhões.
O que Lula disse
“Nós pegamos o Brasil com 3,5 milhões de estudantes universitários, deixamos com 8 milhões.”
Acesso ao Ensino Superior
Dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que, em 2002, o número de estudantes matriculados no Ensino Superior era de 3,5 milhões. Em 2010, último ano de Lula no poder, chegou a 6,4 milhões.
Em 2015, último ano de Dilma Rousseff (PT) no poder, o Brasil tinha 8 milhões de estudantes matriculados no Ensino Superior.
O Inep leva em consideração matrículas em universidades de ensino públicas e privadas. O Censo de 2020, o último disponível, indica que o Ensino Superior brasileiro tinha 8,6 milhões de estudantes matriculados naquele ano.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.