Expectativa do TRE-SP é que pandemia não aumente número de abstenções
No estado de São Paulo, a média de brasileiros que não compareceram nas últimas eleições é de 20%


A coordenadora de comunicação social do Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Marina Campos, afirmou que não há expectativa de aumento de abstenções em razão da pandemia do novo coronavírus. “A expectativa é que as pessoas compareçam porque foi feito todo um protocolo sanitário, ao longo do ano, discutido com especialistas da área, e isso está sendo divulgado massivamente pela imprensa”, explicou.
O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, tem 33 milhões de eleitores e, nas últimas votações, registrou uma média de 20% de abstenção. A tendência, segundo o TRE-SP, é que este índice permaneça.
Leia e assista também:
Internações em hospitais particulares de SP atingem nível do início da pandemia
TRE define datas de eleição em Macapá; eventual 2º turno será na semana do Natal
Marina Campos acrescenta que os locais de votação estão equipados com álcool em gel, demarcadores nos solos para garantir o distanciamento entre as pessoas – e entre eleitor e mesário. Além disso, neste ano, pela primeira vez, o mesário não vai precisar manusear os documentos de identidade dos eleitores; os dados deverão ser apresentados à distância.
“É só seguir à risca o que está sendo recomendado, que ninguém vai se expor à risco. Não devem votar em grupo, deve-se evitar votar acompanhado daquela pessoa que não precisa. Deve-se ficar o mínimo possível de tempo no local de votação”, recomenda.
(Publicado por Leonardo Lellis)