Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Executivo tem que aceitar o que Legislativo decidir sobre PEC, diz Enio Verri

    O deputado federal e integrante da equipe de transição falou que se sente "confiante" quanto à aprovação da PEC do Estouro e defendeu a necessidade de retomar o Ministério do Planejamento

    Fernanda PinottiRudá Moreirada CNN

    O deputado federal e integrante da equipe de transição de governo Enio Verri (PT-PR) falou à CNN sobre a PEC do Estouro que foi enviada para o Congresso e sobre a possibilidade de recriar o Ministério do Planejamento no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Verri disse que está confiante com a aprovação da PEC no Congresso, pois o governo eleito tem se movimentado para garantir sua base de apoio. “O poder Executivo tem que aceitar o que o Legislativo aprovar, então o presidente Lula vai trabalhar com a PEC que sair do Congresso”, ressaltou.

    Ele também falou sobre a importância de recriar o Ministério do Planejamento, responsável por decidir sobre a administração pública, o orçamento e os repasses para estados. O governo de Jair Bolsonaro (PL) uniu as pastas da Indústria e Comercio, da Fazenda e do Planejamento dentro do Ministério da Economia.

    “Isso diminui a capacidade de olhar para o longo prazo, de incentivar a iniciativa privada, de ampliar a inserção internacional do país”, disse. Verri explicou que o Planejamento decidiria sobre o uso do dinheiro a longo prazo e a Fazenda, a curto prazo.

    Ele também reforçou a necessidade de uma nova plítica de âncora fiscal para o país. “O teto de gastos é uma coisa falida, o próprio governo Bolsonaro estourou o teto em R$ 800 bilhões. Precisamos de uma âncora fiscal mais flexível”, disse.

    Veja a entrevista completa no vídeo acima.

    Tópicos