Exclusivo CNN: “Cria G20” foi pensado para “aproximar as pessoas”, diz Janja
Primeira-dama explica que evento aberto ao público visa reduzir distância entre discussões de líderes e realidade das pessoas
A primeira-dama Janja Lula da Silva concedeu uma entrevista exclusiva à âncora da CNN Débora Bergamasco na qual detalhou os objetivos do “Cria G20”, um evento aberto ao público que antecede a Cúpula de Líderes do G20.
Segundo Janja, a iniciativa foi pensada para “aproximar as pessoas” das discussões realizadas pelos líderes mundiais. Durante a entrevista, Janja expressou sua percepção sobre a distância dos líderes com a realidade da população.
“O que me pareceu é que tinha uma distância enorme entre o que os líderes estavam discutindo ali, apontando soluções, discutindo soluções para a vida das pessoas, enfim, que afeta a vida das pessoas, mas que as pessoas não estavam presentes ali”, afirmou a primeira-dama.
Buscando maior engajamento público
A primeira-dama ressaltou que, apesar da existência de grupos de engajamento há muito tempo, o espaço das cúpulas de líderes ainda parecia “um pouco frio, um pouco afastado de uma realidade”. Foi a partir dessa observação que surgiu a ideia do “Cria G20”.
“Quando a gente pensou o ‘Cria G20’, foi justamente para isso, a gente sabe que a maioria não pode estar aqui nesse espaço da cúpula dos líderes, mas a gente pode através do mundo digital aproximar as pessoas e esse vai ser o espaço para isso”, explicou Janja.