Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-prefeito de Itatiaia é preso em operação do Ministério Público do RJ

    Investigações apontam que organização criminosa agia na esfera da administração municipal

    Luís Filipe Pereirada CNN , no Rio de Janeiro

    Uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro cumpriu, nesta quinta-feira (15), mandados de prisão contra o vereador e ex-prefeito de Itatiaia, Silvano Rodrigues da Silva; Édnei da Conceição Cordeiro, ex-secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia, e Fábio Alves Ramos, ex-chefe de gabinete do prefeito de Itatiaia.

    Segundo o Ministério Público, a administração integral do município localizado no Sul fluminense foi repassada a uma organização criminosa composta por agentes públicos. Com a omissão de fiscalização do Poder Legislativo, o grupo assumiu a condução do município, com a nomeação de funcionários fantasmas, fraudes em contratos e licitações.

    A atividade criminosa desempenhada pela organização tinha como líderes Clébio Lopes Pereira, que também foi preso nesta quinta-feira no Rio de Janeiro; Fábio Ramos, considerado o braço-direito de Clébio; Imberê Moreira Alves e Silvano, como prefeitos interinos.

    Operação começou ano passado

    A primeira fase da operação Apanthropía foi realizada em abril de 2021 e prendeu o então secretário de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes, e outros quatro suspeitos de integrarem uma organização criminosa que causou prejuízo de R$ 3 milhões aos cofres públicos, em um contrato para fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de combate à Covid-19.

    A segunda fase aconteceu em junho de 2021 e culminou com o afastamento do então prefeito interino, Imberê Moreira Alves; de seu chefe de gabinete, Fábio Alves Ramos, e dos secretários municipais de Saúde, Raphael Figueiredo Pereira, de Educação, Kézia Macedo dos Santos Aleixo, e de Administração, Gustavo Ramos da Silva, por improbidade administrativa.

    Procurada pela CNN, a prefeitura de Itatiaia informou que as investigações estão relacionadas a membros do Legislativo Municipal e se referem a fatos anteriores à nova gestão do executivo, que assumiu a administração em abril deste ano. Informou também que está tomando medidas cabíveis de apuração interna.

    Tópicos