Escola de formação política RenovaBR abre curso para candidatos com mandato
Instituição diz que tomou a decisão por considerar que haja necessidade de renovação política após a polarização das eleições de 2022
A escola de formação política RenovaBR vai aceitar, pela primeira vez, em seu curso de formação de candidaturas, políticos que estejam exercendo seu primeiro mandato. Eles poderão participar das turmas preparatórias para a eleição de 2024.
A decisão foi tomada pelo fato de o RenovaBR considerar que haja necessidade de renovação política após a polarização das eleições de 2022.
Em entrevista à CNN, a diretora–executiva da escola, Patrícia Audi, chamou a mudança de “processo natural de amadurecimento” da escola.
“Queremos continuar sendo aquele canal para nomes que nunca participaram da política, mas também contribuir para os bons nomes da política que querem se aperfeiçoar, querem mais conhecimento, querem tomar decisões com base em dados e evidências.”
Ela também acrescentou que alunos que passaram pelo RenovaBR e já exerceram seus mandatos, muitas vezes querem “continuar se aperfeiçoando, voltar para as salas de aula”.
Além disso, serão promovidos eventos com autoridades, especialistas e parlamentares para debater os principais temas em pauta no Legislativo.
A pré–lista do curso, encerrada no último dia 17, registrou 7.831 inscrições. O processo seletivo oficial será aberto no dia 9 de maio e vai até o dia 28 de julho.
O RenovaBR também disse que pretende adotar parâmetros mais rigorosos neste ano, para impedir que pessoas com perfil antidemocrático entrem no curso.
*Publicado por Fernanda Pinotti