Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Encontro com Bolsonaro não foi agendado, diz à CNN embaixador de Israel no Brasil

    Daniel Zonshine disse que apenas parlamentares brasileiros haviam sido convidados para o evento, que tinha como objetivo mostrar vídeos dos ataques do Hamas contra Israel

    Fernanda Pinottida CNN

    São Paulo

    O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse à CNN, nesta quinta-feira (9), que o encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na quarta-feira (8) não foi agendado.

    Eu não estava na entrada para saber quem estava chegando e não foi nenhum encontro agendado

    Daniel Zonshine

    Segundo o embaixador, foram convidados “parlamentares para uma apresentação de vídeos dos terroristas do Hamas do dia 7 [de outubro]”. “A ideia era mostrar para o público brasileiro, através dos representantes parlamentares, o que aconteceu no dia 7. Nós convidamos parlamentares e só”, falou Zonshine ao ser questionado sobre a presença de Bolsonaro.

    Ele ainda disse considerar “uma loucura” que, diante dos vídeos horríveis apresentados aos parlamentares, “tudo que interessa ao mundo político do Brasil é quem sentou perto de mim”.

    A assessoria do ex-presidente já havia informado à CNN que o encontro entre os dois havia sido “fortuito e ocasional”.

    Saída de brasileiros de Gaza

    O embaixador disse que Israel não está fazendo nada para impedir a saída de brasileiros da Faixa de Gaza e culpou o Hamas pela demora na saída de estrangeiros.

    Segundo fontes da analista de política da CNN Jussara Soares, os brasileiros foram autorizados nesta quinta a deixar o território de conflito através da fronteira com o Egito e devem fazê-lo no próximo sábado (11).

    “Quem domina a Faixa de Gaza é o Hamas”, disse o embaixador. “Nos primeiros dois dias dessa semana não houve nenhuma saída por conta do Hamas, que decidiu que as pessoas não iam sair.”

    Zonshine disse que há “muitos elementos e muitas entidades” envolvidas na saída de estrangeiros de Gaza, e que a operação precisa ser coordenada entre todas elas.

    VÍDEO – Agenda de embaixador de Israel com Bolsonaro repercute mal no governo