Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embaixadores dizem que Bolsonaro foi ‘estadista’ ao ir à posse de Moraes no TSE

    Para diplomatas, houve um ‘alívio’ por ‘apoio expressivo’ ao Judiciário

    Thais Arbexda CNN

    Embaixadores que estiveram na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), disseram que o comparecimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) à cerimônia foi “um gesto de estadista” e afirmaram ter saído do evento com “um sentimento de alívio”, segundo relatos de diplomatas à CNN.

    A percepção surgiu a partir do fato de, segundo esses diplomatas, terem assistido o que classificaram como “apoio expressivo” de autoridades do Brasil ao Judiciário.

    Para embaixadores ouvidos pela CNN, as imagens em que Bolsonaro e Moraes aparecem rindo após falarem ao pé do ouvido passaram “uma impressão menos amarga do presidente”. A presença do presidente na posse foi bem-vista, apesar de, por diversos momentos, segundo esses diplomatas, ele demonstrar “tédio ou incômodo”.

    Entre os chefes de representações europeias, chamou a atenção, por exemplo, a intensidade dos aplausos ao discurso de Moraes. Diplomatas disseram até ter se surpreendido com o que chamaram de mais um “gesto contundente” de respaldo ao sistema judicial brasileiro.

    A avaliação entre os estrangeiros, no entanto, é de que houve também um certo exagero na “pompa e ostentação” na cerimônia. Diplomatas veem com estranheza o fato de um juiz se tornar “famoso” no Brasil.

    Representantes de embaixadas de ao menos 40 países estiveram na cerimônia no TSE. A presença de tantos diplomatas foi classificada por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como emblemática. A avaliação de magistrados à CNN é a de que, mais do que o apoio das instituições do Brasil, a comunidade internacional demonstrou estar atenta ao processo eleitoral brasileiro.

    Essa percepção tem correspondência com a avaliação que é feita pelos corpos diplomáticos. Embaixadas europeias, por exemplo, estão fazendo questão de acompanhar e monitorar de perto as eleições ao Palácio do Planalto —nesta semana, algumas delas começaram, inclusive, a produzir relatórios sobre o passo a passo da disputa.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    As fotos da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)