Em reunião com Lula e Haddad, economistas apresentam cenário do país e texto da PEC
Participaram da conversa os economistas Nelson Barbosa, Guilherme Mello e Gabriel Galípolo, além de Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante
Em reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, os principais economistas da equipe de transição do novo governo apresentaram o cenário econômico do país. Haddad é cotado para assumir o Ministério da Fazenda.
Participaram da conversa com Lula e Haddad o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, a coordenadora política da transição, Gleisi Hoffmann, o coordenador dos grupos técnicos, Aloizio Mercadante, e os economistas Nelson Barbosa, Guilherme Mello e Gabriel Galípolo – integrantes do gabinete de transição.
O encontro começou por volta da hora do almoço e se estendeu até pouco mais de 15h desta terça-feira (29), no hotel onde Lula está hospedado, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília (DF).
Também foram apresentados um panorama das contas a serem herdadas pelo próximo governo e o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada esta segunda-feira (28) que visa abrir espaço no orçamento do ano que vem para o pagamento de R$ 600 aos beneficiários do Auxílio Brasil – que voltará a se chamar Bolsa Família. No entanto, segundo interlocutores ouvidos pela CNN, a PEC não foi o tema central da reunião.
Ao sair do hotel em que ocorreram os encontros, à noite, Haddad disse apenas que as reuniões “foram boas”.
Haddad – apesar de não ter sido oficializado como integrante da transição nem como futuro ministro da Fazenda – anunciou na segunda-feira (28), ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – sede do gabinete de transição -, ter recebido um pedido de Lula para que a partir desta terça-feira (29) ele passe a se encontrar com os economistas da transição “para se inteirar”. “O presidente [Lula] pediu para eu acompanhar o tanto que fosse possível as reuniões a partir de agora”, disse.
Agenda de Lula
Depois da conversa com economistas, Lula recebeu no hotel diversos parlamentares do PSD para uma reunião sobre o apoio da sigla ao novo governo. Participaram, dentre outros, os senadores Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Alexandre Silveira (PSD-MG).
Ao chegar, Otto Alencar afirmou que, dos 11 senadores do PSD, “pelo menos sete já votam com Lula”. Também estiveram na reunião com o PSD articuladores políticos da equipe de Lula, como o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder da oposição na Câmara.