Em reunião com GT da Saúde, Lula defende investimento em inovação no SUS
Grupo técnico da Saúde na transição quer reorganizar relações “prejudicadas” de prestadoras com o SUS
O Grupo Técnico (GT) da Saúde no gabinete de transição teve uma reunião nesta quinta-feira (24) com representantes de diversas entidades do setor, na qual o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou por videoconferência e defendeu investimento em inovação e em soluções criativas para aprimorar o atendimento à saúde da população brasileira pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na reunião, que ocorreu fisicamente na sede da FioCruz, em Brasília, Lula reafirmou que saúde, no seu governo, jamais será vista como gasto, mas como investimento e disse que não faltarão recursos para recuperar a área no país, especialmente políticas como o Programa Nacional de Imunização.
O GT da Saúde também se reuniu com representantes de Santas Casas, hospitais privados conveniados, clínicas, organizações sociais e institutos, entre outros, e ouviram reclamações sobre as relações com o SUS no atual governo.
A equipe de transição de Lula quer reorganizar as relações com os prestadores de serviço do SUS, que estariam “bastante prejudicadas”, segundo representantes ouvidos pelos ex-ministros da Saúde que cuidam da área para o novo governo.
Participaram da reunião, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, três ex-ministros da pasta, que também são coordenadores do grupo na transição: Arthur Chioro, José Gomes Temporão e o senador Humberto Costa (PT-PE).