Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em primeira discussão, Câmara do Rio aprova Guarda Municipal armada

    Projeto teve 43 votos favoráveis e 7 contrários, e prevê treinamento específico para os agentes; segunda discussão ainda é necessária

    Maria Clara Matosda CNN , São Paulo

    A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (1º), em primeira discussão, um projeto que autoriza a Guarda Municipal a utilizar armamento. Um segundo turno de votação ainda é necessário e deve acontecer em dez dias.

    A proposta de emenda à lei orgânica — de autoria de 21 vereadores — foi aprovada por 43 votos favoráveis e 7 contrários, sem nenhuma abstenção.

    O texto aprovado na Câmara foi um substitutivo do original que altera a legislação municipal, e permite a utilização de armas de fogo desde que sejam mantidas condições de capacitação e a realização de treinamento regular.

    Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir patrulha preventiva e comunitária das GCMs, ampliando os poderes das guardas civis metropolitanas. A Corte entendeu se tratar de atividade típica de segurança pública exercida na tutela do patrimônio municipal.

    O projeto foi enviado à Câmara em dezembro de 2018 e teve as discussões adiadas por sete anos.

    Na votação desta terça, as bancadas do PT e do PSOL foram as únicas contrárias durante a votação.

    Veja como cada vereador votou:

    Primeira votação para armar a Guarda Municipal do Rio de Janeiro na Câmara Municipal • Reprodução/TV Câmara

    Tópicos