Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em encontro, Moraes informa Lula intenção de criar comissão de combate à desinformação

    Ministro explicou que ideia é elaborar um anteprojeto de lei sobre o assunto e envolver a sociedade civil; projeto foi recebido pelo petista com simpatia

    Gabriela CoelhoGustavo Uribeda CNN , em Brasília

    No encontro que teve com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, informou ao petista que pretende instituir uma comissão junto à sociedade civil de combate à desinformação.

    A ideia, segundo relatos feitos à CNN Brasil, é de que o colegiado elabore um anteprojeto sobre as redes sociais para ser apreciado pelo Congresso Nacional. O projeto teria sido recebido com simpatia por Lula.

    As eleições deste ano foram marcadas por uma intensa proliferação de notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral.

    As principais “fake news” foram desmentidas pela Justiça Eleitoral e por agências de checagem parceiras do TSE no combate à desinformação.

    Nas sessões de julgamento do plenário, Moraes alertou para o aumento da disseminação das notícias falsas na campanha eleitoral para presidente.

    O ministro afirmou ser necessário coibir o alto crescimento das fake news na internet e nas redes sociais contra os candidatos.

    No mesmo dia que se reuniu com Moraes, Lula também esteve com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

    A ideia dos encontros era marcar uma nova fase no relacionamento entre o Executivo e o Judiciário. O governo de Jair Bolsonaro (PL) foi marcado por crises institucionais provocada por críticas do presidente às decisões tomadas pelo STF durante a pandemia de Covid-19.

    Tópicos