Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleitores de três cidades vão às urnas neste domingo para escolher prefeito

    Após candidaturas dos mais votados em 2020 serem indeferidas, eleitores precisam voltar às urnas hoje

    Leonardo Guimarães, , da CNN, em São Paulo

    Eleitores de três municípios brasileiros vão às urnas neste domingo (4) para os chefes do Executivo de suas cidades. São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais, e as cidades gaúchas de Pinheiro Machado e Putinga vão conhecer seus prefeitos hoje. 

    Nos três casos, as eleições suplementares acontecem porque os candidatos mais votados em 2020 tiveram seus registros de candidatura indeferidos pela justiça eleitoral.

    A votação acontece entre 7h e 17h deste domingo. 

    Em São Gonçalo do Sapucaí, os eleitores vão escolher entre duas chapas: a de Brian Mendes (PSL), com Sandro Marcelo Santos (PROS) de vice e a de Teresinha Allerand (PSB) com Fernanda Aparecida Moreira (PATRIOTA) como vice.

    Em Pinheiro Machado, concorrem ao cargo de prefeito Danubio Fernando Vaz Perez (PDT) e Ronaldo Costa Madruga (Coligação PSB-PP-MDB). 

    Já em Putinga, participam do pleito os candidatos Fernando Gonçalves dos Santos (PSD) e Paulo Lima (PP).  

    É obrigatório o uso de máscaras em todos os locais de votação, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

    O município de Itajá, em Goiás, também teria eleições complementares neste domingo, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pleito e determinou Renis Cesar de Oliveira (DEM) seja empossado como prefeito. 

    O TSE havia anulado a votação de 2020 por entender que o prefeito eleito iria para o terceiro mandato seguido. É que Renis foi eleito vice-prefeito de Itajá em 2012 para exercer o cargo até 2016. Entre abril e maio de 2016, ele exerceu o cargo de prefeito. Naquele ano, ele foi eleito prefeito da cidade e exerceu o cargo de 2017 a 2020. 

    Outras 22 cidades ainda terão eleições suplementares em 2021. A maioria dessas eleições (19) acontece no dia 1º de agosto. 

    Tópicos