Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eduardo Bolsonaro critica prioridade de contratação de mulheres em obra do Metrô

    Deputado federal fez post em rede social em que compartilha um vídeo com depoimentos de funcionárias da empreiteira responsável pela obra que desmoronou

    Douglas PortoGiulia Alecrimda CNN em São Paulo

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez uma postagem em redes sociais, nesta sexta-feira (4), criticando a prioridade de contratação de mulheres pela empreiteira Acciona, responsável pela obra da Linha 6 Laranja do Metrô, em São Paulo.

    No post, Bolsonaro compartilha um vídeo com entrevistas de funcionárias da obra e de uma analista de Recursos Humanos da Acciona dizendo que prioriza a contratação de mão de obra feminina. Parte da obra, na Marginal Tietê, desmoronou na terça-feira (1º).

    O deputado comenta no post: “‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc.”

    Procurada pela CNN, a Acciona, responsável pela construção da linha, enviou uma nota:

    “A ACCIONA, como uma empresa que tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua política de ESG, lamenta profundamente o teor de uma videomensagem que circula em redes sociais. A companhia considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras. A ACCIONA tem programas especiais de estímulo à contratação de mulheres, inclusive na área de construção, e se orgulha dos seus profissionais. A empresa estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso.”

    A CNN procurou o deputado Eduardo Bolsonaro por meio de sua assessoria e aguarda resposta.

    No Twitter, ele comentou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto: “Estou aguardando para saber por qual motivo se priorizam mulheres na contratação de uma obra. Troque homens/mulheres por negros/brancos e tem-se aí um vídeo racista da empresa. Eu não sou inferior por ser homem. Parece que a empresa não tem argumentos e parte para o ataque”.

    O acidente ocorreu, na última terça-feira (1º), após o “rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência)”, segundo a empresa.

    Parte da Marginal Tietê desmoronou com o impacto do acidente. Houve liberação do trecho central na última quinta-feira (3) após a concretagem na área da cratera, com a autorização da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil Estadual. Ainda não há previsão de volta para a pista local.

    Tópicos