Eduardo Bolsonaro critica prioridade de contratação de mulheres em obra do Metrô
Deputado federal fez post em rede social em que compartilha um vídeo com depoimentos de funcionárias da empreiteira responsável pela obra que desmoronou


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez uma postagem em redes sociais, nesta sexta-feira (4), criticando a prioridade de contratação de mulheres pela empreiteira Acciona, responsável pela obra da Linha 6 Laranja do Metrô, em São Paulo.
No post, Bolsonaro compartilha um vídeo com entrevistas de funcionárias da obra e de uma analista de Recursos Humanos da Acciona dizendo que prioriza a contratação de mão de obra feminina. Parte da obra, na Marginal Tietê, desmoronou na terça-feira (1º).
O deputado comenta no post: “‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc.”
Procurada pela CNN, a Acciona, responsável pela construção da linha, enviou uma nota:
“A ACCIONA, como uma empresa que tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua política de ESG, lamenta profundamente o teor de uma videomensagem que circula em redes sociais. A companhia considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras. A ACCIONA tem programas especiais de estímulo à contratação de mulheres, inclusive na área de construção, e se orgulha dos seus profissionais. A empresa estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso.”
A CNN procurou o deputado Eduardo Bolsonaro por meio de sua assessoria e aguarda resposta.
No Twitter, ele comentou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto: “Estou aguardando para saber por qual motivo se priorizam mulheres na contratação de uma obra. Troque homens/mulheres por negros/brancos e tem-se aí um vídeo racista da empresa. Eu não sou inferior por ser homem. Parece que a empresa não tem argumentos e parte para o ataque”.
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º) • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos” • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente" • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente • ESTADÃO CONTEÚDO
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O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015. • Edson Lopes Jr/A2AD
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A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim). • Edson Lopes Jr/A2AD
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Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
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No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão". • Governo do Estado de SP
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O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
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O acidente ocorreu, na última terça-feira (1º), após o “rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência)”, segundo a empresa.
Parte da Marginal Tietê desmoronou com o impacto do acidente. Houve liberação do trecho central na última quinta-feira (3) após a concretagem na área da cratera, com a autorização da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil Estadual. Ainda não há previsão de volta para a pista local.