Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “É direito da Venezuela reivindicar Essequibo”, diz secretária-geral do Foro de São Paulo à CNN

    Declaração sobe o tom em relação a documento da organização que defende acordo entre Venezuela e Guiana sem ingerências e conforme do direito internacional

    Pedro Venceslauda CNN , São Paulo

    Secretária-geral do Foro de São Paulo e integrante da executiva nacional do PT, a psicóloga Mônica Valente defendeu em entrevista à CNN a posição do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de reivindicar a anexação da região de Essequibo ao país.

    “É direito da Venezuela reivindicar o território de Essequibo, como faz desde o século 19”, disse Valente.

    A declaração sobe o tom em relação ao documento elaborado em outubro pela organização latino americana, que nasceu nos anos 1990.

    “O Foro de São Paulo considera que a rota para alcançar acordos entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Cooperativa da Guiana em torno do território de Essequibo é o diálogo direto construído sem ingerências e conforme do direito internacional”, disse a nota do Foro obtida pela CNN.

    Questionada se iniciativa de Maduro teria caráter eleitoral, já que o país vizinho deve ter eleições ano que vem, Mônica Valente contemporizou.

    “Talvez tenha (ligação com a eleição), mas pode também ser pelo fato da Guiana ter concedido licenças para exploração de petróleo na parte marítima, sobre a qual não há decisão nenhuma. Também é direito da Guiana contestar. Esse território está em disputa há muitos anos”, afirmou.

    Veja também – Análise: Conflito de Venezuela e Guiana ameaça arrastar os EUA

    Tópicos