Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dividido sobre Lula, União Brasil deve presidir CPMI do 8 de janeiro

    Líderes afirmaram a Leandro Resende, analista de Política da CNN, que Arthur Maia deve ser indicado para presidência da comissão

    Da CNN

    A presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro deve ficar com o União Brasil, conforme afirmaram líderes partidários a Leandro Resende, analista de Política da CNN. O cargo deve ser ocupado por Arthur Maia.

    O deputado tem uma atuação considerada independente, por mais que tenha feito críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no atual mandato, também não se comprometendo a votar com o governo em textos no Congresso.

    No Senado, o União indicou Soraya Thronicke como membro titular. Além de ter concorrido à Presidência em 2022, ela apresentou uma das primeiras propostas de CPMI para investigar os ataques criminosos às sedes dos Três Poderes.

    Davi Alcolumbre (União Brasil), ex-presidente do Senado, também foi indicado como membro titular. Já para a suplência, professora Dorinha e Sergio Moro.

    Conforme explica Leandro Resende, o ex-juiz Moro conversou com diversos integrantes do União Brasil para ser o escolhido para a vaga titular, mas o líder do partido no Senado, Efraim Filho, preferiu Soraya, no sentido de contemplar alguém que tentou abrir a CPMI anteriormente.

    Na Câmara dos Deputados, além de Arthur Maia, está sendo formalizada a indicação de Kim Kataguiri. Uma fonte que participa da articulação na Casa afirmou à CNN que, mesmo sendo opositor ao governo Lula, Kataguiri não “esconderia as armas” quando for necessário criticar bolsonaristas.

    Com essa formação, o União Brasil entende que estão contempladas as duas alas do partido – a oposição e a que está mais alinhada com a administração federal. Efraim Filho espera que a sigla tenha postura de independência. Em suas palavras, será “o fiel da balança”.

    Renata Agostini, analista de Política da CNN, pondera que haverá um confronto evidente não apenas nos discursos, mas na coleta de elementos na CPMI. Assim, a situação permitirá que os deputados atuem de forma “flutuante”, termo utilizado pelo próprio União Brasil, escolhendo o lado que seguirão.

    O Partido dos Trabalhadores (PT) também fez as indicações de membros para a comissão. O deputado Rubens Júnior (PT-MA) será o coordenador das ações da sigla pela Câmara no colegiado.

    Acompanhe as últimas notícias da política nacional e mundial na CNN

    *publicado por Tiago Tortella, da CNN

    Tópicos