Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Distribuição de absorventes para mulheres em regiões de calamidade pública avança na Câmara

    Medida aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ainda precisa passar por mais três colegiados

    Douglas Portoda CNN* , São Paulo

    A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou, nesta terça-feira (5), um projeto de lei que inclui as mulheres que estejam em contexto de eventos climáticos extremos, calamidade pública e deslocamento climático como beneficiárias do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

    Com isso, estaria garantida a distribuição de absorventes para mulheres que estejam nessa situação.

    De acordo com a relatora do texto, a deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre colocaram o país à frente de uma “situação que não estava completamente coberta pela lei”.

    “Catástrofes climáticas desse porte e natureza criam necessidades especiais, às quais a legislação de proteção e promoção da dignidade menstrual deve estar atenta”, completou.

    A proposta, que é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), e tramita com caráter conclusivo — dispensando votação em plenário –, ainda será analisada por três comissões:

    • Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família;
    • Finanças e Tributação;
    • e Constituição e Justiça.

    O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão contrária nas comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no plenário.

    Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

    *Com informações da Agência Câmara 

    Tópicos