Dia do Frevo: João Campos comemora data nas redes sociais
Manifestação cultural pernambucana é patrimônio imaterial da humanidade


O 9 de fevereiro marca uma data comemorativa: Dia do Frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Já entrando no clima de Carnaval, a Prefeitura do Recife celebrou a data nas redes sociais: “vivamos o frevo todos os dias”.
Ver essa foto no Instagram
O próprio prefeito da capital pernambucana enalteceu a manifestação cultural.
“Tem pareia, não, esse é o maior ritmo em linha reta de fevereiro! Carnaval já tá aí pertinho pro nosso frevo reinar, então bora preparar o passo. Feliz Dia do Frevo!”, publicou João Campos (PSB).
Ver essa foto no Instagram
Eventos especiais
Para o dia de hoje, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial. Dentre as celebrações, está um grande cortejo pelo centro da cidade, às 16h.
O evento contará com a participação de cem passistas, duas orquestras e um desfile para homenagear o frevo.
“O frevo é uma forma de expressão que nos promove imenso pertencimento, que cria e gera, em nós, um processo de revitalização e de resistência, inclusive, da nossa própria cidadania. É uma forma de expressão festiva. É do carnaval, mas também está fora do carnaval. Está no cotidiano de todos nós e tem essa perspectiva mesmo da resistência do existir. Surge como uma força vital da cidade em movimento e no seu processo de desenvolvimento, no final do século XIX, e vem, até hoje, resistindo e existindo como o brincar, como o se expressar, como o embate, inclusive, no cotidiano das nossas vidas”, afirmou Carmem Lélis, pesquisadora e assessora técnica de política cultural da Secretaria de Cultura do Recife.