Deputados pressionam Lira sobre PEC que barra militares em cargos civis
Projeto já tem assinaturas para tramitar na Câmara em agosto
Deputados afirmam que é prioridade pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede militares de ocuparem cargos políticos. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
O entendimento é que a atual quantidade de militares em posições estratégicas na Esplanada dos Ministérios pode ser um risco ao regime democrático.
No mês passado, os deputados conseguiram o número de assinaturas necessário para colocar a PEC em tramitação, mas o texto precisa ter o aval de Lira para passar e ter sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Diversos parlamentares, tanto de direita, como de centro e oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), dizem que, agora, o momento é de pressionar Lira para que o texto possa ser aprovado ainda neste ano, mesmo que passe a valer em 2022.
Pessoas que já conversaram com o presidente da Câmara sobre o assunto afirmam que Lira não fará oposição em debater o tema.
(publicado por Fernanda Colavitti)