Deputados debatem se endurecer as regras para redes sociais é censura
Parlamentares divergiram sobre a ideia de redes sociais e o quanto a regulação pode ser considerada censura
Em painel promovido pela CNN, os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Evair de Melo (PP-ES) debatem se a ideia de endurecer as regras para as redes sociais pode ser qualificado como censura.
Os deputados divergiram sobre a ideia de redes sociais e o quanto a regulação pode ser considerada censura.
O deputado Evair de Melo disse que os movimentos de esquerda buscam regular as redes, e que essa é uma ideia de “tomar as rédeas” das redes sociais.
“A tendência de regular as redes sociais são os movimentos de esquerda no mundo, haja vista os países que já fazem essa regulação. A esquerda entende que teria o monopólio da mídia tradicional, e não tem as rédeas das redes sociais, então cria esse discurso. Aí querem usar naturalmente a força do Supremo. É inadmissível você imaginar que vai contruir uma democracia na sua essência tirando a liberdade das pessoas”.
Já Carlos Zarattini disse que não se trata de censura, e que as redes sociais precisam ser regulamentadas.
“Ninguém está propondo aqui que haja uma censura. O que a gente está propondo é que haja limites. A internet não pode ser um campo onde prevaleça o discurso de ódio, onde a gente verifique os discursos de atentado contra a democracia, golpismo, fascismo, não pode incentivar a violência, a crime. É preciso que haja regulação”.