Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados debatem se Congresso deve instalar CPI dos atos criminosos em Brasília

    Parlamentares divergiram sobre necessidade de abertura de Comissão no Congresso Nacional neste momento

    Gabriel FernedaLudmila CandalVinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    A oposição ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu as assinaturas necessárias e protocolou, na noite de segunda-feira (27), um requerimento para a abertura da um Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos criminosos ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro.

    Em painel promovido pela CNN nesta terça-feira (28), os deputados André Fernandes (PL-CE) e Zeca Dirceu (PT-PR) debateram se o Congresso Nacional deve ou não abrir uma Comissão para apurar os atos.

    Os parlamentares divergiram sobre a necessidade de abertura de uma CPMI neste momento.

    O deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara dos Deputados, avaliou que a abertura da CPMI “não é pertinente diante do momento do país”, e que essa Comissão pode ser transformar em um “palanque eleitoral”.

    “Entendimento é que essa CPMI não é pertinente diante do momento do país. O Brasil passa por um momento muito grave, fruto do que aconteceu nos últimos anos. Nós estamos vivendo um período de muito desemprego, um alto custo de vida, tem 30, 40 milhões de pessoas passando fome, muitas outas com segurança alimentar, a inflação mostra riscos e os juros estão nas alturas. Então, o Brasil tem temas muito mais importantes para se ocupar do que uma CPMI que corre o risco de se transformar em palanque eleitoral”.

    Já o deputado André Fernandes avaliou que é importante a CPMI, e que não compreende o posicionamento da esquerda de ir contra a Comissão.

    “Eu não consigo entender o posicionamento do PT e do Lula, da esquerda em geral. Não muito tempo atrás, a esquerda estava dando coletivas de imprensa dizendo que a prioridade do governo é punir os golpistas, punir os terroristas. Eu não entendo por qual motivo o governo voltou atrás. Quais medidas foram adotadas, o que foi feito? Houve omissão? Houve prevaricação?”.

    Tópicos