Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados debatem qual a responsabilidade de policiais nos ataques no DF

    Parlamentares analisaram a atuação da Polícia Militar durante os atos criminosos ocorridos em 8 de janeiro

    Carolina FerrazGabriel FernedaRafael SaldanhaVinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    Em painel promovido pela CNN nesta segunda-feira (2), os deputados federais Capitão Alberto Neto, (PL-AM) e Chico Alencar (PSOL-RJ) debatem qual foi a responsabilidade das forças policiais nos ataques que aconteceram no Distrito Federal, no dia 8 de janeiro.

    O Capitão Alberto Neto avaliou que os policiais militares fizeram tudo que estava ao alcance deles, e que “culpar a PM é um erro”.

    “A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, e entre as instituições que estavam presentes, era a Polícia Militar. A PM fez o que estava a seu alcance naquele dia, pela estrutura que foi disponibilizada. Inicialmente foi uma manifestação pacífica, a PM fazia o acompanhamento. Ao se aproximar da casa legislativa, do STF e do Palácio, um grupo começou a se revoltar e a invadir, e a estrutura policial não era condizente com o tamanho de quem estava à frente desses policiais.”

    “Então os policiais não estavam preparados para aquela situação. Não tinham o armamento necessário. Não tinham os grupos de choque na quantidade pra poder enfrentar”, disse Alberto Neto.

    “Há várias imagens de policiais sendo agredidos, ou estavam totalmente acuados. Fica claro que a Abin, 48 horas antes, informou o governo federal, que haveria manifestações que não seriam pacíficas. O ministro da Justiça tinha que ter convocado reforços. Infelizmente jogaram a bomba apenas para a Polícia Militar, culpar a PM é um erro”, completou o deputado.

    Já o deputado Chico Alencar disse que não há apenas uma causa para os ataques ocorridos em 8 de janeiro, e que “não se pode generalizar que a PM é culpada” dos eventos.

    “Eu compararia com um desastre de avião, nunca há uma causa só, para um desastre produzido, planejado, induzido, incentivado por um conjunto de figuras e pessoas que tem responsabilidade. É claro que a operação Lesa Pátria não está focada só na Polícia Militar, e não se pode falar, generalizar que a PM é culpada. A PM tem hierarquia, tem comando. Agora a prisão foi de oficiais para investigar, e isso é necessário”, disse.

    “Os financiadores e que incentivaram, os oficiais que foram lenientes com acampamentos em área militar, todos sem exceção tem que ser investigados, por que o que aconteceu foi muito grave. Nunca houve um ataque tão direto aos Três Poderes. Isso não pode ficar em pune”, completou.

    Tópicos