Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados debatem por que autonomia do BC tem incomodado governo atual

    Parlamentares discutem sobre críticas do Governo Lula ao Banco Central

    Gabriel FernedaLayane SerranoVinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    Em painel promovido pela CNN nesta quarta-feira (8), os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) discutiram por que a autonomia do Banco Central (BC) vem incomodando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Os parlamentares discordaram sobre a importância ou não da independência do Banco Central.

    Lindbergh Farias avaliou que o problema não vem sendo a autonomia do Banco em si, mas sim a política de juros que vem sendo aplicada.

    “Problema não pé autonomia [do Banco Central]. Problema é a política de juros. Nós temos a maior taxa de juros do mundo, com 13,75%. Saiu de 2%, para 13,75%, isso vai travar a economia. A previsão de crescimento para esse ano pelo Boletim Focus e de apenas 0,79%. Então o Lula está batendo com razão. Lula quer gerar empregos, temos que fazer crescimento econômico, distribuição de renda. Não pode um presidente do Banco Central agir contra toda a sociedade”.

    Já o deputado Van Hattem avaliou que a autonomia do Banco Central é importante, e que a atual taxa de juros é consequência de um conjunto de fatores.

    “Autonomia do Banco Central, na verdade, é a solução para um governo irresponsável e populista. A taxa de juros como está é consequência de uma série de fatores, inclusive da irresponsabilidade fiscal, que não é algo que seja uma bandeira do PT a muito tempo. O BC independente significa uma proteção do PT para si mesmo, ele se protege por que a política séria do BC evita que a inflação dispare”.

    Tópicos