Deputado próximo a Lira deve ser relator de PEC
A escolha de Elmar Nascimento (União Brasil), líder do União Brasil, tem o apoio do governo petista e é esforço para garantir adesão à proposta no bloco do centrão


Com o apoio do futuro governo petista, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), deve ser escolhido como o relator da PEC do Estouro na Câmara dos Deputados.
Próximo ao presidente Arthur Lira (PP-AL), o congressista tem abertura de diálogo tanto com parlamentares de esquerda como de direita e faz parte de esforço para garantir apoio à proposta no bloco do centrão.
A escolha de Elmar também repete estratégia adotada no Senado Federal. A proposta teve como relator na Casa Legislativa o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), próximo do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Recentemente, de acordo com relatos de parlamentares à CNN, Elmar esteve com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Ele foi relator da medida provisória da desestatização da Eletrobras e do projeto que criou um teto sobre as alíquotas de ICMS para combustíveis.
Após passar por análise e ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a PEC foi aprovada no Senado Federal, na quarta-feira (7), por 64 votos a 13. Agora, o texto segue para análise na semana que vem da Câmara dos Deputados.
Segundo relatos feitos à CNN, Lira tem defendido a aprovação da proposta também como uma forma de abrir espaço fiscal para garantir o pagamento de emendas de relator que eram previstas para este ano, mas que acabaram não sendo pagas, sobretudo de parlamentares que não foram reeleitos.